07-04-2014 00:00

Workshop de Gravura

Entre os dias 07 de 24 de Abril, estive responsável pelo Workshop de Gravura, nas técnicas de acrílico e linóleo na Casa-Museu Maurício Penha, em Sanfins do Douro.

Durante este período, foi-me solicitado para acompanhar a participação da artista gravuritas, Cinthia Elisabet Otto, fui responsável quer na aquisição de todo o material necessário para que esta oficina pudesse ser concretizada, como tutor de dúvidas da mesma na utilização de materiais, pois a artísta nunca tinha experimentado a técnica de acrílico. Esta técnica necessita de bastante empenhamento, quer na gravação da placo, pois deve ser feita com alguma profundida, esta sem dúvida é uma parte do trabalho bastante importante, que assim não for, quando prensada para o papel, não sobressairá a imagem trabalhada.

Concluída esta fase, é necessário a edição de tinta na placa, esta deve ser colocada com um rolo, e depois retirada, nas zonas que não queremos evidenciar, para que fique branco, deve ser retirada com pedaços de papel, ou jornal, com bastante paciência, para que não sejamos obrigados a adicionar mais tinta.

Por fim, são colocadas as folhas de papel, de 300gr, em água e colocadas no anterior de jornal, para que seja absorvido o excesso de água. Para em seguida ser colocadas na prensa juntamente com a placa de acrílico, para concluir o processo de gravação.

—————

Voltar


Contactos

Portfólio Diogo Gomes Rodrigues